Seguidores

terça-feira, maio 07, 2013

11º Semana dos Museus

0


Proposta pelo Conselho Internacional de Mu-seus (ICOM), a equação inspiradora para as co-memorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) de 2013 ressalta o arranjo entre o frescor criativo e a memória construída: a soma desses fatores repercute na sociedade e com ela intera-ge, num movimento propulsor da mudança social.

A dimensão criativa do museu reside nas trocas afetivas, no despertar da sensibilidade, nas intui-ções e memórias que pulsam, na atualidade da imaginação sonhadora, na espontaneidade das relações. Criar é construir a memória, e, ao com ela trabalharem, os museus operam como quem edita, corta, recorta, cola, mistura, oculta, revela, enfatiza e esquece. O trabalho com a memória implica o reconhecimento do seu caráter seletivo, eletivo e, portanto, político.

Criar é dar sentido à existência, é perceber-se parte do processo. O importante na experiência do museu é ‘estar em relação’ e, nesse sentido, é fundamental imaginar outras coisas que não os saberes instituídos, aceitando a potência como fonte de novos saberes. O museu é parte integran-te da sociedade e possui os elementos que lhe permitem participar na formação da consciência das comunidades que ele serve e também promover mudanças.

No Response to "11º Semana dos Museus"

Postar um comentário