Seguidores

quarta-feira, maio 29, 2013

Prefeitura de Macapá alinha cooperação entre o governo de Cuba e executivo municipal

0

O prefeito de Macapá, Clécio Luís Vilhena, recebeu ontem, 28, no Palácio Laurindo Banha, a visita do conselheiro de assuntos econômicos cubanos no Brasil, Raciel Rodriguez. Durante a reunião, que contou com parte da equipe de governo da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) e o titular da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Luiz Pingarilho, foi acertada uma cooperação técnica entre a PMM e Cuba (CUB), nas áreas da Saúde, Educação e Esporte. O intercâmbio cultural entre a capital amapaense e o referido país também esteve na pauta. 

Cuba conseguiu a erradicação do analfabetismo e possui medicina avançada. É um país de terceiro mundo, mas os indicadores de saúde são de primeiro. Além do fato de ser uma potência esportiva. Atributos que despertaram o interesse da PMM em realizar uma cooperação com a nação para a orientação técnica necessária.

O conselheiro Raciel Rodriguez explicou que, no caso da Educação, a cooperação se dará por meio do programa "Yo sí, puedo!" (Sim, eu posso!), fórmula de sucesso que erradicou o analfabetismo em Cuba e em outros países da América do Sul. Na seara da Saúde o governo cubano afirmou que o município pode contratar a consultoria de gestão hospitalar, reconhecido no mundo todo por sua eficiência. Ele ainda elucidou que, no caso do Esporte, um Termo de Cooperação Técnica foi assinado com o Governo do Estado e que a PMM poderá solicitar à Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap) uma cópia da formalização. 

O conselheiro cubano afirmou também que seu governo pretende comprar alimentos de Macapá, tornando assim a cooperação mútua. O prefeito destacou que a cooperação organizará a gestão das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), acabará com o analfabetismo em Macapá e fortalecerá o esporte na capital amapaense. Clécio Luís enfatizou que tem interesse em fazer o sistema de saúde da família funcionar, como o de Cuba.

“Mesmo com dificuldades, Cuba é referência mundial em Medicina da família, possui qualidade na Educação e é potência esportiva. Por isso, esse intercâmbio será muito positivo para auxiliar na gestão de Macapá”, avaliou o prefeito. 

Solidariedade

Além de acertar a cooperação entre PMM e governo cubano, o prefeito declarou apoio e solidariedade a Cuba por conta do embargo que o país sofre, imposto pelos Estados Unidos da América (E.U.A.). Ao final do encontro, o prefeito Clécio Luís garantiu que irá, juntamente com o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, em setembro de 2013 à Cuba, quando a cooperação será concretizada.

Elton Tavares - Gabinete do prefeito Clécio Luís
Asscom Prefeitura Municipal de Macapá
Contato: (96) 9154 8850

No Response to "Prefeitura de Macapá alinha cooperação entre o governo de Cuba e executivo municipal"

Postar um comentário