Seguidores

quarta-feira, maio 29, 2013

Últimos dias para as inscrições do processo seletivo para cursos técnicos subsequentes

0

Terminam na segunda-feira (3/6) as inscrições para ao Processo Seletivo 2013.2 do Instituto Federal do Amapá (Ifap) para cursos técnicos subsequentes, nas modalidades presencial e Educação a Distância (EaD). Com o total de 460 vagas, o processo seletivo é destinado a quem já concluiu o ensino médio. Os cursos serão oferecidos nos câmpus Laranjal do Jari e Macapá e as aulas inicirão no segundo semestre deste ano. Os candidatos devem se inscrever no site institucional do Ifap (www.ifap.edu.br) e pagar a taxa de R$ 20 até o dia 4 de junho. A prova está marcada para o dia 30 de junho. Para fazer a inscrição e saber mais, acesse a página Processo Seletivo ou clique aqui.

O candidato tem que possuir RG e CPF próprios, que serão utilizados como referência para o cadastro. Ele deve preencher integralmente o Cadastro de Dados Pessoais e o Questionário Socioeconômico, identificar se deseja concorrer às vagas destinadas as cotas ou ampla concorrência e fazer, atentamente, a indicação do curso, modalidade e câmpus desejado. Após isso, gerar e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser paga, exclusivamente, nas agências do Banco do Brasil.

“É uma oportunidade para quem já tem o ensino médio e ainda não tem uma profissão ou um certificado profissional. São pessoas que estão fora do mercado de trabalho ou que podem até estar trabalhando ou cursando uma faculdade, mas precisam logo ter uma formação profissional para que possam conquistar um espaço melhor através da qualificação”, explica o presidente da Comissão do Processo Seletivo Ifap 2013.2 Técnico Subsequente, Francinaldo Pereira.

No câmpus Macapá, são oferecidos os seguintes cursos na modalidade EaD: Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Serviços Públicos, Técnico em Informática para Internet e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, todos com 50 vagas cada. Na modalidade presencial, há o curso de Técnico em Redes de Computadores, com 40 vagas.

No câmpus Laranjal do Jari, os cursos EaD são os de Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Serviços Públicos, ambos com 50 vagas cada. Já na modalidade presencial, são oferecidos os cursos de Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Secretariado, todos com 40 vagas cada.

Enquanto os cursos presenciais serão realizados nas salas de aula dos câmpus, os cursos na modalidade Educação a Distância ocorrerão através da metodologia de ensino virtual presencial com o uso de teleaulas transmitidas pela internet na página dos cursos. A interação aluno-professor acontecerá via chat, disponibilizado por conexão de internet. Estão previstos somente alguns momentos presenciais, conforme a matriz curricular do curso, como avaliações de estudantes, estágios obrigatórios, defesa de trabalhos de conclusão de curso e atividades relacionadas a laboratórios de ensino.

Será aplicada prova abrangendo conhecimentos comuns à escolarização do ensino fundamental e médio. A prova será constituída de 50 questões, sendo 25 de Língua Portuguesa e 25 de Matemática.

Cotas – As vagas serão distribuídas de acordo com a Lei de Cotas – 50% destinadas aos alunos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escola pública. Este total será dividido em dois grupos, sendo 50% reservado aos estudantes oriundos de família com renda per capita familiar igual ou inferior a 1,5 salários mínimo (um salário mínimo e meio) e os demais 50% aos estudantes oriundos de família com renda per capita familiar maior que 1,5 salários mínimos (um salário mínimo e meio). Em cada um dos grupos citados, as vagas serão distribuídas da seguinte forma: 10% para afrodescendentes, 5% para indígenas, 85% outras etnias.

As demais vagas (50% do total), destinadas aos cursos técnicos serão disponibilizadas para ampla concorrência, que poderão ser preenchidas por alunos oriundos de outro sistema de ensino diferente da escola pública ou alunos oriundos da escola pública que desejem concorrer as vagas destinadas a ampla concorrência. Do total dessas vagas 5% serão destinadas para pessoas com necessidades especiais.

Assessoria de Comunicação

No Response to " Últimos dias para as inscrições do processo seletivo para cursos técnicos subsequentes"

Postar um comentário