Seguidores

sexta-feira, maio 03, 2013

Hoje é o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

0
                                                                           
     Imagem retirada do Google

Hoje é o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Eu, como jornalista, primo pela divulgação da verdade, afinal, o cidadão precisa saber o que acontece, seja no mundo, país ou sua cidade. O direito de saber a verdade é uma das bases da Democracia.

De acordo com o conceito: Liberdade de imprensa é um dos princípios pelos quais um Estado democrático assegura a liberdade de expressão aos seus cidadãos e respectivas associações, principalmente no que diz respeito a quaisquer publicações que estes possam pôr a circular.

Perfeito, pois a Imprensa é a denominação do trabalho informativo pelos veículos de comunicação que desempenham o Jornalismo e outras funções de comunicação. Até aí tudo certo. Minha única crítica é a um punhado de figuras que não usam este direito de forma correta.

Tais “profissionais” usam o ofício em benefício próprio. Eles manipulam a informação a seu bel prazer. Eu posso me gabar que nunca inventei nenhuma linha do que escrevi (a não ser em contos, claro), nunca tentei fazer lobby, nunca pedi favores para não escrever contra alguém, nunca peguei um centavo de “jabá” e nunca puxei o saco para conseguir algo. Coisas que um punhado de figurinhas carimbadas não podem dizer.  

Como dizia Raul Seixas, em relação aos urubus de plantão: “Eu não preciso ler jornais, mentir sozinho eu sou capaz”.

Voltando a data, sou fã de muitos bons jornalistas, do Amapá ou do resto do Brasil. Adoro ler, ouvir e assistir jornais, gosto de pegar um texto de um cara e dizer: “eu queria ter escrito isso”. É, faz parte do ofício.

E outra, já vi muito nego se agoniar por falarem mal dele. O problema é que algumas pessoas públicas só querem aplausos (mas recebem mais vais). Não entendem que sempre rolará críticas, embates, etc. Esse negócio de jornal só falar bem de gestor é coisa da China ou de governo "harmonioso". 

Enfim, vida longa a Liberdade de Imprensa, que ela continue informando o povo e que alguns jornaleiros parem de alienar a população. Sem mais, uma ótima sexta-feira pra todos nós!

Elton Tavares

No Response to "Hoje é o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa"

Postar um comentário