Seguidores

sexta-feira, maio 10, 2013

Hoje é o Dia Nacional do Guia de Turismo

1


Hoje, 10 de maio, é o Dia Nacional do Guia de Turismo. Na história antiga (com registros de por volta de 440 a.C., quando foram referenciados em histórias de Heródoto), alguns homens tinham a função de auxiliar o exército a atravessar ou instalar-se no território inimigo. Eles deveriam orientar os soldados sobre o terreno, conseguir acomodações, ser intérpretes, arranjar suprimentos, meio de transporte, entre outros. Ou seja, funções ainda semelhantes às dos guias de turismo atuais.

A única profissão na área do Turismo regulamentada por lei é a do Guia de Turismo (Lei nº 8623/93). Ou seja, as pessoas que têm interesse em trabalhar como guia devem procurar cursos, em instituições de ensino, devidamente regulamentados pelo Ministério do Turismo. 

Estes profissionais são fundamentais para a atividade turística em qualquer região, pois conduzem pessoas ou grupos pela cidade e interior nos principais pontos interessantes, históricos e belos da referida região. É aquele que recebe o turista, providencia o seu transporte para o hotel e os acompanha em visitas a locais de interesse histórico ou geral de uma cidade, fornecendo a eles informações e explicações durante o trajeto e prestando assistência quando for solicitada.

Nossa Macapá e o Amapá como um todo possuem um imenso potencial turístico que ainda será explorado de maneira correta, tenho certeza. Por isso, hoje homenageio os profissionais da área, em especial amo meu amigo de longa data, Marcelo Sá Gomes (nosso querido “Vampiro”), um trabalhador experiente na área. Parabéns pela data!

Elton Tavares


Um comentário: