Seguidores

sexta-feira, maio 03, 2013

IPDC estima que as compras para o Dia das Mães movimente R$ 28 milhões no comércio macapaense

0


Nos dias 22 e 23 de abril o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio do Estado do Amapá (IPDC), ligado a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio Amapá), realizou a pesquisa que levantou os dados referentes ao potencial de consumo do macapaense para o Dia das Mães.

Considerada a segunda melhor data para o comércio varejista, a estimativa é que o comércio local movimente cerca de R$ 28 milhões neste período.

De acordo com a pesquisa, 77,7% dos consumidores pretendem presentear no dia das mães, além dos presentes, 82,7% irão comemorar a data. 42% pretende comemorar na casa dos pais, 41% em casa e apenas 1,6% em restaurantes.

Dentre a preferência dos consumidores, seis produtos se destacaram: perfumes (30%), vestuário (21,2%), sapatos/carteira/cinto (17,8%), celular (15%), relógio (11,2%) e jóias/bijuterias (10,3%).

Já os eletrodomésticos como fogão, geladeira e máquina de lavar roupas, não serão os mais procurados na hora de presentear as mães. Juntos, eles representam apenas 13% da intenção de compras. “Esse resultado revela que o consumidor macapaense dará preferência aos bens de uso pessoal”, destaca a gerente executiva do IPDC, Beatriz Cardoso.


Em média o consumidor Macapaense desembolsará R$ 231,00 na compra com presentes
Na hora de adquirir os presentes, 28% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 101,00 e R$ 150,00, 12,5% pretendem desembolsar entre R$ 251,00 e R$ 300,00. Os que esperam gastar até R$ 50,00 somam 12,8%. “Os produtos mais caros como celulares, jóias e eletrodomésticos, elevam a média de gasto, revelando que 20,4% dos entrevistados têm a pretensão de gastar acima de R$ 400,00. O sexo masculino está propenso a gastar um pouco mais na hora de presentear, em média R$ 235,00, contra R$ 225,00 do público feminino”, disse Beatriz.

Forma de pagamento

Dos entrevistando, 65% dos consumidores pretendem realizar pagamento à vista e 24,8% no cartão de crédito. Na hora de entrar na loja, o principal atrativo, segundo os entrevistados, serão as promoções (46%), seguido de preços (33,8%) e vitrine (24,4%). “É importante que os empresários fiquem atentos aos motivos que levam os clientes a entrarem nas lojas, pois esse é um dos fatores decisivos para a compra”, afirmou a gerente.

Dia de maior fluxo e local de compra

A sexta-feira (16,4%) e o sábado (37,8%) serão os dias preferidos para realização das compras e o centro comercial será o local mais procurado na hora de adquirir presentes, apontado por 58% dos entrevistados. Já dos consumidores entrevistados 21,8% pretende comprar em lojas de departamento e 11,6% nas lojas de shopping center.

Ewerton França
Ascom/Fecomercio Amapá

No Response to "IPDC estima que as compras para o Dia das Mães movimente R$ 28 milhões no comércio macapaense"

Postar um comentário