Seguidores

quarta-feira, maio 15, 2013

Randolfe consegue audiência na ANP e questiona Petrobras sobre impactos da exploração no AP

0


A 11º rodada da Agência Nacional do Petróleo (ANP) iniciada nesta terça-feira (14) habilitou 10 empresas para exploração de petróleo em terras amapaenses.  As dúvidas sobre os impactos sociais e econômicos para o Estado, com a futura exploração de petróleo nessas bacias recém-descobertas, foram o ponto central dos questionamentos do Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) à presidente da Petrobras, Graça Foster, nesta terça-feira (14).

A presidente da Petrobras participou de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A Petrobras será uma das responsáveis pela exploração da Bacia da Foz do Amazonas, no Lote SFZA-AP1 (maior lote de exploração da Bacia da Foz do Amazonas) onde estão localizados os municípios de Oiapoque e Calçoene. A Bacia da Foz do Amazonas  estende-se ao longo da costa do Estado do Amapá e da Ilha de Marajó (Pará).

“Com a comprovação da existência de Petróleo na área denominada Foz do Amazonas, o meu Estado do Amapá tem uma preocupação, a partir de duas tristes experiências de exploração mineral que trouxeram terríveis impactos para a Região de Serra do Navio e Laranjal do Jari. É normal que estejamos preocupados com os impactos econômicos e o formato desta exploração”, disse Randolfe para a presidente da Petrobras.

Após ser questionada por Randolfe sobre a participação da Petrobras no leilão realizado nesta terça-feira, Graça Foster, informou ao senador que a empresa brasileira havia acabado de ganhar seis blocos na Foz do Amazonas.  A Bacia da Foz do Amazonas foi a região que recebeu a maior oferta na história dos leilões da ANP. O lance de R$ 345,9 milhões foi dado pelo consórcio formado pela francesa Total (40%), Petrobras (30%) e a britânica BP (30%).

Audiência na ANP dia 20/05: Na próxima segunda-feira (20), o Senador Randolfe Rodrigues conseguiu agendar uma reunião entre a Agência Nacional do Petróleo (ANP), os prefeitos dos municípios de Amapá, Macapá, Calçoene e Oiapoque, a bancada amapaense, Governo do Estado e Ministério Público estadual. O encontro com a presidente da ANP, Magda Chambriard está marcado para as 9h30min, na sede da ANP no Rio de Janeiro.

100% dos Royalties para Educação- Nesta semana, o prefeito de Macapá, Clécio Luis, reforçou as mobilizações encabeçadas por Randolfe, em prol das riquezas do Amapá. Clécio assinou um Projeto de Lei que destina 100% dos royalties de petróleo do município para a educação.

Ameaça à soberania energética do país: Durante sua fala na Audiência Pública da CAE,  Randolfe deixou claro, mais uma vez, sua contrariedade com o leilão da ANP. O Senador considera o leilão uma “ameaça à soberania energética do país”. Na última semana, em discurso na tribuna do Senado ele já havia manifestado sua indignação. “É a dilapidação das riquezas nacionais”, disse ele.

-- 
Carla Ferreira
Contato: (96) 81109700
Twitter: @Carlinha_F
e-mail: carlinhamrf@gmail.com

No Response to "Randolfe consegue audiência na ANP e questiona Petrobras sobre impactos da exploração no AP"

Postar um comentário