Seguidores

terça-feira, maio 07, 2013

Turismo: Fechado há 13 anos, Parque Zoobotânico de Macapá passa por reforma (via

0


Fechado há 13 anos para visitação, o Parque Zoobotânico, localizado no Distrito de Fazendinha (distante 12 quilômetros da capital),  passa por reforma. No interior do parque as passarelas estavam cheias de entulhos, com árvores no chão e galerias de vegetação serrada e densa. Diante do problema, a área passa por serviços de capinação, varrição, poda de árvores e conserto na parte hidráulica da estrutura administrativa. A ação faz parte das medidas de recuperação do parque, que também deve ter a flora renovada com mudas de plantas ornamentais.

A proposta da revitalização, segundo a Prefeitura Municipal, é elaborar ou adaptar um projeto que capte recursos para execução das medidas de readequação às leis ambientais, para que o Parque possa reabrir ao público nos próximos anos, com outras finalidades além de entretenimento, como pesquisas.

O trabalho é realizado pelas equipes das secretarias de Manutenção Urbanística (Semur), Meio Ambiente (Semam) e Obras (Semob). Além do abandono da estrutura física, flora e fauna, a falta de segurança colocava em risco a vida dos animais, cuidadores e moradores das redondezas.

O Parque zoobotânico foi criado em 31 de março de 1997 e está desativado há 13 anos por não atender à Legislação Ambiental, quanto aos logradouros dos animais e segurança dos visitantes. Possui uma área de 107 hectares onde trabalham 16 funcionários. Com grande diversidade botânica, abriga um zoológico com 61 animais distribuídos em 25 espécies da Amazônia que foram apreendidos, doados ou recolhidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Em 2008, o Parque Zoobotânico foi transformado em parque municipal e passou a se chamar Parque Natural Municipal Arivaldo Gomes Barreto.


No Response to "Turismo: Fechado há 13 anos, Parque Zoobotânico de Macapá passa por reforma (via "

Postar um comentário