Seguidores

sábado, setembro 20, 2014

Crianças, acordem!! Os 10 anos do FUNERAL (disco do Arcade Fire) – Por @AndrEverEnding

0

O ser humano vive sempre no passado, estamos sempre lembrando e celebrando eventos passados em nossas vidas. Talvez como uma forma de trazê-los para no presente, há muitos eventos que, ocasionalmente, buscamos para o aqui e o agora. Provavelmente, a coisa mais lembrada em toda a nossa vida é o nosso nascimento, por isso todos os anos comemoramos mais um suspiro neste planeta.

Pois bem... Todos nós vivemos a nossa dor de formas diferentes. Todo mundo expressa o luto que traz consigo e o peso de seus mortos de maneira que possa tornar essa dor mais suportável, e a música tem sido é um terreno fértil para semear e colher a dor a alegria de estarmos vivos.

Há dez anos, uma dezena de pessoas se reuniu e resolveu chamar essa união de Arcade Fire. Decidiram que iriam expressar o prazer de ter convivido com seus entes querido da melhor forma que podiam fazer: Não era apenas uma homenagem aos seus tios, avós e outros parentes que faleceram durante o processo de gravação do primeiro álbum da banda, mas também uma forma de expressar gratidão por ter estado com eles. 

Poucos álbuns foram batizados com um título tão adequado, tão simbólico e tão evocativo. FUNERAL era, de fato, um convite para um velório musicado. 

"Neighborhood # 1 (Tunnels)", "Rebellion (lies)" e "wake Up" são canções monstruosas. Do ponto de vista da composição, elas são exemplos perfeitos do potencial arrebatador que a música possui para expressar os sentimentos mais profundos do ser humano.

Este disco esta longe de ser bem produzido como foram os trabalhos posteriores da banda, o álbum carece de nitidez e clareza em alguns pontos, mais compensa na originalidade e na pura força de vontade.

Funeral trás um som feito por pessoas em luto, tristes e em processo de canalização dessas suas tristezas. Reúne cada última gota de paixão e fervor para explodir isso tudo para os confins do universo, ou seja...  Tudo isso o que você está passando, essa música vai varrer e levar com ela. De alguma forma, essas musicas convertem toda essa dor e confusão em uma espécie de devaneio que é capaz de aliviar.

Entre letras misteriosas, melodias líricas, clima denso, refrãos evocativos, enredos fantasiosos e corações dilacerados, em seu núcleo, esse disco trás um apelo inocente por amor e a necessidade de seguir em frente enfrentando seus medos apesar do caos pessoal.

"Crianças, acordem / aguentem seus erros" - gritam em "Wake Up", exorcizando demônios entre distorções de guitarra e batidas de tambor

Funeral já tinha esse poder transformador em 2004. Foi um álbum honesto, emocional e muito bem elaborado como um soco na cara, simples e direto. Um álbum definido pela morte e que ainda é capaz de encontrar vida no outro lado. E, 10 anos depois, ainda é tudo isso. Apesar do seu status de lenda, é um álbum tão atual como era no dia em que foi lançado.

André Mont’ Alverne – colaborador do blog De Rocha para assuntos como música e cinema, além de velho brother deste jornalista (agora vou tomar umas com ele).  

No Response to "Crianças, acordem!! Os 10 anos do FUNERAL (disco do Arcade Fire) – Por @AndrEverEnding"

Postar um comentário