Seguidores

segunda-feira, maio 20, 2013

Triste, mas é a vida => Aos 74 anos, morre Ray Manzarek, tecladista e fundador do The Doors

0


Ex-tecladista do The Doors, Ray Manzarek morreu na Clínica Romed, em Rosenheim, Alemanha, após uma batalha contra o câncer, aos 74 anos. O anúncio foi feito por meio do Twitter e do Facebook oficiais da sua célebre banda. Ele deixa a esposa, Dorothy, os irmãos Rick e James Manzarek; e também o filho Pablo Manzarek.

Filho de poloneses radicados nos Estados Unidos, Ray Manzarek passou a adolescência dividido entre o basquete e o piano. Após uma desilusão com o esporte, optou pela música, não sem antes se formar em economia por uma universidade de Chicago, onde morava. Em Los Angeles, para onde se mudou no começo dos anos 1960, conheceu o estudante de cinema e poeta Jim Morrison. Com ele nos vocais, John Densmore na bateria e Robby Krieger na guitarra, formou o The Doors, em 1965.

Com sua mistura de rock, blues e psicodelia, o The Doors — que debutou em 1967, com um disco homônimo — logo se tornou um dos mais adorados grupos da história. Graças a músicas como "Break on through to the other Side", "The end," "Hello, I love you" e "Light my fire", o The Doors — que tinha no teclado de Manzarek uma das suas principais características — vendeu mais 100 milhões de discos em todo o mundo. Após a morte de Morrison em 1971, o grupo ainda lançou dois discos sem o vocalista, mas encerrou suas atividades em 1973.

Manzarek passou a se dedicar à literatura, publicando romances e também a autobiografia “Light my fire: My life with The Doors” (de 1998). Ele também tocou com grupos como Echo & The Bunnymen, The X, e com artistas como Phillip Glass e Iggy Pop. Em 2004, ele se apresentou no Brasil com o grupo The Doors of the 21st Century, ao lado de Robby Krieger e com Ian Astbury (ex-The Cult) nos vocais. Em 2012, ele, Krieger e Densmore gravaram a música “Breakin' a sweat”, incluída no EP “Bangarang”, do DJ americano Skrillex.

"Fiquei profundamente triste ao ouvir sobre o falecimento do meu amigo e companheiro de banda Ray Manzarek", disse Krieger, em comunicado divulgado pelo Doors nas redes sociais. "Estou feliz por ter sido capaz de ter tocado canções do Doors com ele durante a última década. Ray foi uma grande parte da minha vida e sempre vou sentir falta dele", completou o músico.

Meu comentário: Valeu pra caralho, Ray. Obrigado por tudo!


No Response to "Triste, mas é a vida => Aos 74 anos, morre Ray Manzarek, tecladista e fundador do The Doors"

Postar um comentário