Seguidores

sexta-feira, outubro 24, 2014

II Simpósio de Psicanálise do Amapá

0

É com grande prazer que a Quatrho Coaching e Consultoria convida você para participar do II Simpósio de Psicanálise do Amapá que terá como tema Psicanálise & Feminino. Ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2014. O Simpósio contará com os palestrantes: Doutora Luciana Brandão Carreira, Doutora Ana Cleide Guedes Moreira, Mestre Alex Magalhães e Prof. Herbert de Oliveira.

LUCIANA BRANDÃO CARREIRA é poeta, escritora, psicanalista e psiquiatra. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará, residência em Psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestrado em Psicologia Clínica no Laboratório de Psicopatologia Fundamental pela Universidade Católica de Pernambuco e Doutorado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisadora da rede internacional inter-universitária de Pesquisa Escritas da Experiência, que agrega pesquisadores da UERJ, UFRGS, UFSC, UNICAMP e Université Paris XIII (CNPq). É professora Adjunto do Departamento de Saúde Especializada da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e supervisora clínica do internato do curso de medicina no ambulatório de Saúde Mental da Faculdade de Medicina Cesupa, em Belém. Ao longo do doutorado foi contemplada com bolsa de estudos da CAPES, para realização de estágio de Doutorando sanduíche na Université Paris 13, em Paris- França, sob orientação do professor Jean-François Chiantaretto, na unité Transversale de Recherches: Psychogénèse et psychopathologie, psychologie, psychanalyse, anthroplogie. Trabalha, em suas pesquisas, na interface entre arte e psicanálise, tendo como principais referências as obras de Sigmund Freud e de Jacques Lacan. É autora dos livros Entre (Editora Verve, 2014) e Os tempos da escrita na obra de Clarice Lispector – no litoral entre a literatura e a psicanálise (Editora Cia de Freud, 2014).

ANA CLEIDE GUEDES MOREIRA possui Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Doutorado em Psicologia Clínica na Universidade Paris 7. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Pará, leciona na Graduação e Pós-Graduação em Psicologia, Mestrado e Doutorado, onde coordena o Programa e dirige o Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental, grupo de pesquisa presente do Diretório de Grupos do CNPQ desde 2002. Membro fundador e pesquisador da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero GEPEM-UFPA. Membro do GT da ANPEPP Psicopatologia e Psicanálise . Pesquisadora visitante do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social PUC-Rio. Chercheur associé à l Université Paris 7 Denis-Diderot. Membro da Réseau Internacional de Psychopathologie Transculturelle. Membro da comissão de ética do Conselho Regional de Psicologia CRP-10 Pará e Amapá.

ALEX WAGNER LEAL MAGALHÃES é psicólogo formado pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Psicologia Clinica e Social (UFPA). Atua como psicólogo clínico. Ministra disciplinas acadêmicas na graduação e pós graduação relacionadas às áreas da psicologia jurídica, psicologia e educação, psicologia do desenvolvimento, social e psicanálise. Supervisor de Estágio profisional em Psicologia Clínica (abordagem psicanalítica).

HERBERT VALENTE DE OLIVEIRA é poeta, professor de Filosofia. Pós-graduado em Psicopedagogia, Integrante do Tatamirô Grupo de Poesia e Pium Filmes - Movimento do Cinema Possível em Macapá.

PROGRAMAÇÃO 
(Carga Horária Total: 25h com direito a certificado)

7 DE NOVEMBRO DE 2014 SEXTA

14h às 15h / Credenciamento
15h às 17h / Conferência: “Poéticas do devir: Animal, mulher e criança” com Herbert Valente de Oliveira
17h às 17:30 / Intervalo
17:30 às 19:30 / Exibição do filme Ninfomaníaca (Lars Von Trier) Volume 1.
19:30 às 21:00 / Conferência: “Ninfomaníaca e sexualidade feminina: Sujeito desejante e máquina de guerra” com Ana Cleide Guedes Moreira.

8 DE NOVEMBRO DE 2014 SÁBADO

16h às 18h / Conferência: “O mito do (des)amor materno em Medéia e Elizabeth Badinter” com Alex Leal Magalhães
18h 18:30 / Intervalo
18:30 às 19:30 / Exibição do documentário com Marguerite Duras intitulado “Écrire” (1993). Direção: Benoit Jacquot com Luciana Brandão Carreira
19:30 às 20:30 / Conferência: “Por que os escritores?” com Luciana Brandão Carreira
20:30 às 21:30 Lançamento dos livros: “Entre” (Verve, 2014) e “Os tempos da escrita na obra de Clarice Lispector”: no litoral entre a literatura e a psicanálise (Cia de Freud, 2014) de Luciana Brandão Carreira

9 DE NOVEMBRO DE 2014 DOMINGO

9h às 10:15h / Exibição do vídeo com a última entrevista de Clarice Lispector, concedida a Júlio Lerner em 01.02.1977 e transmitida pela TV Cultura de São Paulo postumamente, no dia 28.12.1977 com Luciana Brandão Carreira
10:15 às 11h / Conferência: “A paixão – G.H. e o espaço moebiano do texto” com Luciana Brandão Carreira
11h ás 12h / Conferência: “Notas sobre o objeto a: entre a voz e o olhar” com Luciana Brandão Carreira
12h às 14h / Intervalo para almoço
14:30 às 16:30 / Exibição do vídeo com leitura e comentários de Ferreira Gular sobre “O poema sujo”, IMS com Luciana Brandão Carreira
16:30 às 17h / Intervalo
17h às 19h Conferência: “Dobras no feminino” com Luciana Brandão Carreira
19h às 19:30 / Encerramento

LOCAL: Centro de Convenções Azevedo Picanço
INVESTIMENTO: R$100,00 (estudante e professor) R$120,00 (profissional).
LOCAL DE INSCRIÇÕES: Clínica Leonai Garcia. Rua Elizer Levy, 344 - Laguinho (entre General Osório e Ana Nery), próximo a Faculdade Seama. Horário de funcionamento: 8h às 19h segunda a sexta.

PARCERIA: Conselho Regional de Psicologia Pará/Amapá.
PATROCÍNIO: Clínica Leonai Garcia.
APOIO: Defensoria Pública, 
MAIS INFORMAÇÕES: (96) 8140-6328, (96) 9148-8525 e (96) 8142-3938.

No Response to "II Simpósio de Psicanálise do Amapá"

Postar um comentário