Seguidores

quarta-feira, outubro 01, 2014

Faltam quatro dias: Eleitor, use a colinha nas eleições 2014

0

Faltam quatro dias para as Eleições 2014. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) estima que o eleitor demore cerca de 1 minuto e 40 segundos para concluir a votação. A estimativa só leva em conta o momento em que o cidadão estará na cabine de votação para digitar seus votos. Para facilitar e diminuir o tempo nas urnas, o TRE-AP recomenda a utilização da “colinha” com o número dos candidatos. Os panfletos explicativos estão disponíveis nas 13  zonas eleitorais do estado. A distribuição do material é gratuita.

No próximo domingo, 5 de outubro, serão eleitos deputados estaduais e federais, senador, governador e o presidente da República. É nessa ordem que os números devem ser digitados nas urnas. Ao todo, o eleitor apertará 21 teclas, caso não cometa nenhum erro. No dia das Eleições, as sessões eleitorais abrirão às 8h e a votação encerra às 17h. Porém, o eleitor que estiver na fila até as 17h, tem o voto garantido porque receberá senha para tanto.

São obrigados a votar, segundo a Constituição Federal os maiores de 18 anos e  menores de 70. Os maiores de 16; menores de 18; maiores de 70, além de analfabetos, votam apenas se quiserem, pois o voto deles é facultado.

Quem perdeu o titulo pode votar com outro documento oficial desde que tenha foto como carteira de identidade, passaporte e carteira de trabalho e o titulo de eleitor. Para aqueles que estiverem viajando dentro do território nacional, a justificativa do voto pode ser feita em qualquer sessão eleitoral onde estiver. As pessoas que estiverem fora do país terão até trinta dias após o retorno para se dirigirem a qualquer cartório eleitoral para fazer a justificativa.

Para os eleitores que não poderem votar por algum motivo terão 60 dias  pra fazer a justificativa em qualquer cartório eleitoral do País. 

Segundo o assessor Jurídico do TRE, Dr. José Seixas, a legislação eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa podendo usar o eleitor fazer uso de camisa do candidato, adesivo e boton para votar. O que é proibido é qualquer tipo de ato de campanha na sessão eleitoral e distribuição de santinho. A cola é permitida  mas não pode ser distribuída pois constitui crime de boca de urna.

O uso de equipamentos  eletrônicos na hora da votação é proibido desde as eleições de 2010, para coibir possibilidade de gravar, fazer fotos ou transmitir dados. Assim, será assegurado o  sigilo total do voto.

A legislação eleitoral garante aos eleitores portadores de necessidades especiais, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção o direto de irem  acompanhados de pessoas de confiança. Ressaltando que os eleitores com deficiência visual terão um fone com sensor de voz e a urna eletrônica é preparada com os números em braile, permitindo o melhor acesso a votação.

Serviço: 

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Milene Nery, com contribuição de Elton Tavares.
ALTV
Fones: 2101-1504/8405-9044/91474038

No Response to "Faltam quatro dias: Eleitor, use a colinha nas eleições 2014"

Postar um comentário