Seguidores

quarta-feira, outubro 01, 2014

Justiça Eleitoral do Amapá pronta para a realização das Eleições Gerais 2014

0

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá está pronto para realizar as Eleições Gerais 2014. Com um investimento de R$ 4.638.625,00 (quatro milhões, seiscentos e trinta e oito mil, seiscentos e vinte e cinco reais), a Justiça Eleitoral concluiu todos os preparativos para a realização do pleito nos 16 municípios amapaenses. As ações obedecem ao planejamento do TRE, previamente elaborado e em acordo com o Calendário Eleitoral. 


Urnas eletrônicas 

Serão usadas 1.794 urnas eletrônicas (312 ficarão de reserva para eventuais substituições, quando algum equipamento apresenta problema de ordem técnica). O equipamento passou por todos os testes públicos de Segurança, como Geração de Mídia, alocação das informações e lacre dos equipamentos. Elas foram checadas pelos técnicos do TRE, com acompanhamento de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP), Ministério Público Federal (MPF/AP)  e fiscais dos partidos políticos. 


As máquinas também foram transportadas, com a segurança feita pela Polícia Militar, para todas as cidades do Amapá. 

Ao todo, serão 136 técnicos, divididos em grupos, que irão atuar no pleito que se avizinha. Todos os servidores, entre contratados e efetivos, serão distribuídos na capital e no interior.  Além de 25 técnicos Universitários, do curso de TI, para apoio à eleição em Macapá. 

Todos os equipamentos de transmissão das localidades de difícil acesso foram configurados e testados (34 ao todo).

Voto biométrico e Segurança

O Estado do Amapá é o único da Região Norte que realizará a votação com reconhecimento biométrico. Somente quatro unidades da Federação farão a votação digital. Os outros são: Distrito Federal, Sergipe e Alagoas. O voto Biométrico reforçará ainda mais a segurança no pleito. 


O pleito contará com o apoio de mais de 1.000 policiais militares, dezenas de agentes da Polícia Federal e boa parte do efetivo do  Corpo de Bombeiros para garantir a lei e a ordem nos locais de votação, segurança nas sedes dos cartórios e na guarda das urnas. Tudo para que as Eleições ocorram com tranqüilidade. 

Seções e Locomoção
 
O Amapá possui 13 zonas e 1.461 seções eleitorais, com mais de 300 locais de votação, que funcionarão nas Eleições Gerais 2014. Ao todo,  um total de 455.514 eleitores votarão em todo o estado. Os locais de votação foram ostensivamente divulgados pela Justiça Eleitoral. 

O TRE-AP contará com 32 carros de sua frota e mais 380 veículos cedidos para a execução da logística do pleito. Além de lanchas da Justiça Eleitoral e apoio aéreo do helicóptero da FAB. Esse aparato fará o transporte de servidores e mesários, dará apoio aos cartórios dos 16 municípios, pólos de atendimentos e locais de votação.

Corte Eleitoral e Fiscalização


No dia da votação, os juízes no da Corte Eleitoral ficarão em Sessão permanente para resolver casos emergenciais. A Justiça Eleitoral (juízes de propaganda) e Ministério Público Federal (promotores) farão a fiscalização nos locais de votação, postos de gasolina e demais locais que onde possam ocorrer tentativas de compra de votos. As equipes de fiscalização percorrerão vários pontos das 16 cidades do Estado durante todo o dia, para coibir ilícitos nas Eleições. 

Elton Tavares
Assessoria de Comunicação e Marketing do TRE-AP

No Response to "Justiça Eleitoral do Amapá pronta para a realização das Eleições Gerais 2014"

Postar um comentário