Seguidores

quinta-feira, maio 19, 2011

Governador participa de caminhada em Macapá

0
Foto: Mácia do Carmo
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, participou, nesta quarta-feira, 18, de uma caminhada pela avenida FAB e rua Cândido Mendes, no centro de Macapá. A passeata foi alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A manifestação, aderida por aproximadamente 250 pessoas, entre servidores do Estado e membros da sociedade civil, foi organizada pela Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e Rede Abraça-me.

O objetivo do ato público foi chamar atenção da sociedade para o crime da exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado. A caminhada saiu da frente do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e seguiu até o Teatro das Bacabeiras. A manifestação foi o primeiro dia de programações alusivas à data, que serão realizadas em toda a capital amapaense.

Para o governador, a caminhada incentiva a denúncia, promove a informação e mobilização da sociedade, que é fundamental para o combate ao abuso e exploração sexual de menores.

“Sabemos que este é um problema grave. Medidas, como essa caminhada, são essenciais, pois mobilizam a sociedade e poder público, além de chamar a atenção do povo para essa prática criminosa. Temos o compromisso de implantar uma coordenadoria dentro da SIMS para combater esses abusos contra nossas crianças e adolescentes e em todas as áreas que forem necessárias”, afirmou o governador.

Rede Abraça-me

A Rede Abraça-me é uma articulação de órgãos que trabalham no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no Amapá. O objetivo da rede é aperfeiçoar e fazer cumprir procedimentos e ações conjuntas de prevenção e integração dos setores, profissionais e serviços.

Ela é composta por instituições estaduais como Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), SIMS, além de órgãos municipais e iniciativa privada.

A escolha da data

O dia 18 de maio foi escolhido para combater o crime por conta do assassinato que comoveu o Brasil, ocorrido na cidade de Vitória (ES), em 1973. Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e morta. Até hoje, os culpados pelo crime não foram punidos.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

No Response to "Governador participa de caminhada em Macapá"

Postar um comentário