Seguidores

segunda-feira, maio 16, 2011

Povo de Ferreira Gomes lista ações prioritárias por meio do PPA

0
Foto: Márcia do Carmo.

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, participou, nesta segunda-feira, 16, na Escola Estadual Aracy Vaz Tavares, no município de Ferreira Gomes, da quinta escuta pública do Plano Plurianual Participativo (PPA). Por meio da escuta popular, a caravana popular, composta por secretários de Estado, identificou demandas da cidade e de comunidades próximas. Durante o encontro, os cidadãos pontuaram suas perspectivas e necessidades, que pautarão as ações do Governo na região.

O PPA é uma exigência legal que definirá como o Poder Executivo vai trabalhar em benefício da população e para o desenvolvimento sócio econômico do Estado nos quatro anos da gestão de Camilo Capiberibe. Após escutar os cidadãos dos 16 municípios do Amapá, o plano será encaminhado para a apreciação dos deputados da Assembléia Legislativa (ALE/AP).

Conforme o titular da Secretaria de Estado de Orçamento e Tesouro (Seplan), Juliano Del Castilo Silva, a caravana popular do PPA visa resolver os principais problemas eleitos pela população de cada cidade que visita, com o objetivo de construir as políticas públicas para os próximos quatro anos de Governo.

“Trabalharemos de acordo com as demandas identificadas nas plenárias. Porém, o orçamento do Estado não permite atender todas as reivindicações que são feitas nas plenárias, seja em Ferreira Gomes ou nos outros quatro municípios que realizamos escutas populares. A idéia é que o PPA faça uma priorização das ações governamentais que devem ser efetuadas em todas as cidades e comunidades do Amapá”, destacou o secretário.

Na plenária, secretários de Estado explicaram algumas demandas e ações que serão executadas na região. Além do governador e sua equipe, participaram da solenidade o prefeito da cidade, Valdo Isacksson, vereadores, representantes de associações de classe e sindicatos, agricultores e centenas de munícipes da cidade e das comunidades do Paredão, Ferreirinha, Matapí, entre outras que compõem Ferreira Gomes.

Prioridades

Entre as principais reivindicações dos cidadãos estão a melhoria da Educação, construção de escolas, conserto do gerador de energia elétrica, melhoria da segurança pública, construção de um centro para idosos, serviços de um antropólogo para a demarcação de áreas quilombolas, auxílio no combate ao consumo de drogas na cidade, construção de uma área comercial para a venda de pescado e produtos agrícolas, além de condições de escoamento da safra local.

O governador afirmou que a escuta foi positiva, tanto para esclarecer a população sobre metas do Governo e ações que serão implementadas, quanto para a identificação das demandas de Ferreira Gomes.

“Essa escuta popular é fundamental para sabermos o que o cidadão realmente quer, quais são as prioridades que eles acreditam que devem ser resolvidas emergencialmente, sejam Escolas, Segurança Pública, Energia Elétrica, entre outras tantas listadas hoje. É assim que governaremos, com a participação popular”, explicou o governador.  

Reforço policial

O governador garantiu ao povo de Ferreira Gomes que, até o dia 1 de julho de 2011, pelo menos 10 novos policiais militares estarão trabalhando na cidade e que no segundo semestre do ano, PMs concursados serão chamados e cada município ganhará reforço em seus respectivos efetivos.

Reconhecimento do trabalho

O prefeito do município agradeceu a presença do governador e toda a sua equipe. Segundo Valdo Isackson, Camilo Capiberibe, que em cinco meses de governo, já assinou convênios que somam R$ 1 milhão e 700 mil em benefício de Ferreira Gomes, demonstra boa vontade e compromisso com o povo daquela cidade.

Parceria

Durante sua visita a Ferreira Gomes, o governador inaugurou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Condec). A Prefeitura da cidade cedeu uma sala no Centro Comunitário do município e as empresas Zamapá Mineração e Ferreira Gomes Energia entraram com o material necessário, como mesas, cadeiras e computador.

De acordo com o governador, a parceria é importante para o combate de enchentes na cidade, com a que aconteceu no mês passado. Camilo Capiberie disse ainda que o Governo dará cursos aos servidores da Defesa Civil de Ferreira Gomes, para que eles desenvolvam suas atividades da melhor forma possível.

“Essa interação entre Governo do Estado e prefeituras é extremamente positiva. O prefeito está de parabéns pela iniciativa. Principalmente após o incidente ocorrido em Abril, quando a cheia do rio causou danos a população de Ferreira Gomes. Daremos todo o apoio ao Condec, pois é preciso está preparado se isso voltar a acontecer, para dar uma resposta rápida a sociedade. ”disse o governador.

Elton Tavares
Assessores de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação Social

No Response to "Povo de Ferreira Gomes lista ações prioritárias por meio do PPA"

Postar um comentário