Seguidores

sábado, maio 14, 2011

Governador recebe a visita do pianista Artur Moreira Lima

0
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, recebeu, nesta quinta-feira, 12, a visita do pianista Artur Moreira Lima. O músico veio ao Estado para pedir o apoio do governo estadual para a realização de seu projeto “Um Piano na Estrada”, que consiste em difundir a música clássica em cidades brasileiras que não têm acesso a esta vertente cultural.

O governador aprovou a iniciativa e prometeu ao pianista que dará o suporte necessário para o projeto. Camilo Capiberibe pediu que o secretário de Estado da Cultura, Zé Miguel e a titular da Secretaria de Estado do Turismo, Helena Colares, ambos presentes no encontro, ajudassem o músico com a logística do projeto.

A reunião também contou com a presença do professor Francisco Cortez, que acompanha Artur Moreira Lima em sua estadia em Macapá. As apresentações acontecerão em setembro de 2011, em vários municípios do Amapá.

Para Artur Moreira Lima, o Piano na Estrada, que percorre cidades do Brasil desde 2003, oportuniza o alcance de todos os cidadãos à música clássica. O projeto já foi realizado em todas as regiões do país, em capitais de estados, municípios e comunidades menores, como aldeias indígenas.

“Esse é o ideal do projeto, difundir arte e realizar espetáculos de música clássica em qualquer lugar do país e para todos. Pretendo tocar nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Ferreira Gomes, Pracuúba, Tartarugalzinho, Oiapoque e Serra do Navio, além da Aldeia do Manga. Será uma honra tocar no Amapá, um Estado de fronteira, bastião avançado do Brasil”, afirmou o pianista.

Para o governador, a presença do artista do porte de Artur Moreira Lima no Amapá, é um privilégio e só tem a somar com a difusão da cultura no Estado. Camilo Capiberibe explicou ao pianista a carência de música clássica no Amapá.

“Será um prazer receber o projeto e apoiar as apresentações no Estado. Temos carência neste setor da cultura, pois contamos somente com a Orquestra Primavera para apresentações de música clássica. Daremos o apoio necessário para que o nosso povo possa assistir a estes grandes concertos”, disse o governador.

Estrutura

Artur Moreira Lima viaja pelo Brasil em um caminhão Scania Baú, que se transforma em palco. Sua equipe totaliza 17 profissionais, entre técnicos de som, motoristas, secretário, afinador de piano. Além de todo o equipamento necessário para grandes concertos, luz, som e telão.

O projeto “Um Piano pela Estrada” conta com patrocínio da Petrobrás e Caixa Econômica Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (Minc), além do apoio de estados e prefeituras das cidades que é apresentado.

Artur Moreira Lima

O músico é um dos nomes mais importantes da cultura nacional. O pianista fez turnês em todos os continentes do mundo, tocou com as principais orquestras do planeta como a Filarmônica de Leningrado e Sinfônicas de Berlim, entre outras.

O titular da Secretaria de Estado da Cultura, Zé Miguel, que também é músico e cantor, elogiou o consagrado pianista.

“Artur Moreira Lima é um dos mais importantes músicos do Brasil e do mundo. Ele está na estrada disponibilizando a sua música para que os mais carentes tenham oportunidade de assistir a um grande espetáculo”, pontuou o secretário Zé Miguel.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

No Response to "Governador recebe a visita do pianista Artur Moreira Lima"

Postar um comentário