Seguidores

sexta-feira, maio 06, 2011

Governo realiza escuta popular no município de Amapá

0
Foto: Márcia do Carmo.

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, visitou, nesta sexta-feira, 6, junto com secretários e técnicos do Estado, o município de Amapá, na região dos Lagos, 312 km da capital Macapá. Na ocasião, ocorreu, na Escola Estadual Vidal de Negreiros, a segunda escuta pública do Plano Plurianual Participativo (PPA). Durante o evento, a caravana itinerante do governo ouviu reivindicações e sugestões do povo da cidade.

O PPA é uma exigência legal que definirá como o Poder Executivo trabalhará em benefício da população e para o desenvolvimento socioeconômico do Estado nos quatro anos da gestão de Camilo Capiberibe. Após escutar os cidadãos dos 16 municípios do Amapá, o plano será encaminhado para a apreciação dos deputados da Assembleia Legislativa. Só ao final desse processo, em agosto, é que o governo elabora o seu orçamento.

Além do governador e secretários, participaram da escuta popular a vice-governadora do Estado, Dora Nascimento, o prefeito de Amapá, Carlos César da Silva, os deputados estaduais Bruno Mineiro, Zézé, Valdeco, Jaci Amanajás, Cristina Almeida e Aguinaldo Balieiro, vereadores do município e cerca de 400 pessoas.

“Em virtude da crise financeira vivida pelo Estado, temos que ter responsabilidade em construir um PPA Participativo que reflita essa realidade. Mas, essa crise oferece também a oportunidade de irmos a cada município debater com a população quais as suas necessidades e, com isso, conseguirmos equilibrar as demandas de todas as áreas, como saúde e educação, com as dificuldades financeiras do governo”, avalia o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Tesouro, Juliano Del Castilo Silva.
 Reinvindicações
Foto: Márcia do Carmo.


Os problemas relatados pela população, líderes de associações de classe e vereadores de Amapá foram: asfaltamento de ramais, revitalização do Museu a Céu Aberto da Segunda Guerra Mundial, melhorias da Seguraça Pública, pavimentação de ruas, falta de professores nas escolas, combate ao tráfico de drogas, construção de escolas e reativação do Aeroporto.

Durante o encontro com a comunidade, os secretários de Estado esclaresceram à população sobre algumas demandas a serem resolvidas e ações que serão executadas no município de Amapá.

Para o prefeito de Amapá, Carlos César da Silva, a caravana itinerante é uma inovação, um avanço no que diz respeito a gestão pública.

“Eu nunca tinha visto algo assim no Estado. Secretários e governador ouvindo reivindicações do povo. Hoje, o PPA escutou o que a população de Amapá anseia. A presença de Camilo Capiberibe aqui mostra o compromisso do Poder Executivo em atender a demanda do nosso município. Estou a disposição para ajudar neste plano participativo”, disse o prefeito de Amapá.

Acesso do cidadão aos gestores

Foto: Márcia do Carmo.

De acordo com o governador, o PPA participativo é a melhor forma do povo de cada município do Estado ter acesso aos gestores públicos. Segundo Camilo Capiberibe, a caravana oportuniza o debate com a população, onde ele e os secretários de governo escutam os anseios do cidadão e detectam as principais demandas da cidade por onde passa. Todas as reivindicações entrarão na pauta de elaboração da proposta final do PPA e serão resolvidos de acordo com as possibilidades do governo.  

Foto: Márcia do Carmo.


“Essa perticipação popular é fundamental para a nossa gestão. São os anseios de todos, desde o cidadão comum a associações de classe. Este espírito democrático será o nosso diferencial. Estamos ouvindo o povo para atender suas demandas. A população dirá como é que devemos fazer, e assim nós planejaremos onde queremos chegar. Estou muito feliz com a presença maciça de todos aqui hoje”, afirmou o governador.

Próximo encontro

O próximo município que receberá a caravana participativa será Pracuúba. A escuta popular acontecerá na segunda-feira, 9, às 9h, na Escola Estadual Ernesto Colares. O cidadão da cidade poderá encaminhar propostas ao PPA Participativo pelo site http://www.ppaparticipativo.ap.gov.br/.

Elton Tavares (Gabinete do governador) e Fabrício de Paula (Seplan).
Secretaria de Estado da Comunicação Social

No Response to "Governo realiza escuta popular no município de Amapá"

Postar um comentário