Seguidores

sexta-feira, maio 06, 2011

O Efeito Coritiba

4

Era uma vez... Um ano e meio atrás.

Por André Mont`Alverne

Dia 6 de dezembro de 2009 foi um dia inesquecível tanto para os torcedores do Flamengo quanto para os torcedores do Coritiba.

Claro que os sentimentos eram distintos, mundos desiguais, de um lado era aquele carnaval... e do outro a fome total. Mas vamos deixar o carnaval de lado pra analisar o "Efeito Coritiba".

Alguns diziam que era um dia para ser esquecido. Invasão de campo, quebra-quebra, sangue e o choro de revolta devido ao rebaixamento para a segunda divisão rendeu ao clube a maior punição da historia do futebol brasileiro.

Bem, os torcedores e o clube não esqueceram daquela tragédia e jamais esqueceram por dois motivos: 1) não se esquece o inesquecível. 2) Quem apanha NUNCA esquece.

Tempo ao tempo... Uma história inspiradora.

Não abandona mas dá porrada.

Segundo o site oficial do Coritiba, um clube de futebol americano, que ressurgiu das cinzas após uma tragédia (tragédia no real sentido da palavra) foi a maior inspiração do clube alvi-verde.

O New Orleans Saints teve sua trajetória interrompida pela passagem do furacão Katrina em 2005, que devastou a cidade de New Orleans e destruiu parte do estádio dos Saints.

A parte boa do estádio serviu de abrigo para a população da cidade e foi nesse momento tão dificil que a força da população de New Orleans fez o clube se levantar.

Sabendo dessa história, é inevitável não pensar na possibilidade de um time unir as pessoas e mudar uma cidade.

História que ganhou até música. 'The Saints are Coming' foi regravada pelas bandas U2 e Green Day, em homenagem ao New Orleans Saints. Aliás, essa mesma música tocou na entrada do Coritiba em campo na decisão diante do Atlético Paranaense no ano passado. O Coritiba foi campeão.

Ontem... O futebol é LINDO.

Estava eu no Bar do Françes esperando o jogo do Flamengo contra o Ceará. Considerando que o adversário não era o Vasco, e sim um time muito superior, o pior já era esperado. O Oba-Oba Rubro Negro depois de mais um título carioca já previa essa derrota.

Mas, felizmente, o jogo que ficou na minha cabeça foi a impressionante goleada do Coritiba. O jogo que no início era um pano de fundo para uma boa conversa com amigos, rapidamente se tornou protagonista da noite.

O time do Coritiba jogou o 'fino' da bola e não dava para se distrair. Era um gol, uma cerveja, um gol, um gole, mais um gol e risos. Um time impiedoso, com lançes geniais. Um refinado toque de bola "Barcelonizado" que me fez lembrar do quanto esse esporte é muito mais do que um simples esporte.

O jogo de ontem foi como um "melhores momentos", aqueles do intervalo, só que durou 90 minutos. E o mais bonito nem foi isso. O mais bonito foi ver que no final, a torcida parecia disputar com o time para ver quem ia ser o primeiro a deixar o estádio.

Com essa vitória MAIÚSCULA, o Coritiba chegou a 24ª vitória consecutiva.

05/05/2011 - Coritiba 6x0 Palmeiras

Eu que não sou torcedor do Coritiba não vou esquecer desse jogo, imaginem essa torcida.

"A noite é bem mais escura antes do amanhecer"

Harvey Dent ( O Cavaleiro Branco de Gotham City)

4 comentários:

  1. Mtuu bom gostei eu soh torcedor do Coritiba adorei seu blog ^^

    ResponderExcluir
  2. cara pra torcida é msm inesquecivel, aquele time foi muito bom, uns dos melhores q ja vi, mas se prepare para mais emoções, 2013 será o início de uma nova era, para o futebol de curitiba

    ResponderExcluir
  3. cara pra torcida é msm inesquecivel, aquele time foi muito bom, uns dos melhores q ja vi, mas se prepare para mais emoções, 2013 será o início de uma nova era, para o futebol de curitiba

    ResponderExcluir