Seguidores

segunda-feira, maio 30, 2011

Povo de Mazagão lista prioridades durante PPA

0
Foto: Márcia do Carmo.

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, participou, nesta segunda-feira, 30, na Escola Estadual Dom Pedro I, no município de Mazagão, da oitava escuta pública do Plano Plurianual Participativo (PPA). Por meio de plenária, a caravana popular, composta por secretários de Estado, identificou demandas da cidade e de comunidades que compõem o município. No encontro, foram listadas as necessidades que pautarão as ações do governo em Mazagão, durante a gestão atual.

O PPA é uma exigência legal que definirá como o Poder Executivo vai trabalhar em benefício da população e para o desenvolvimento sócio econômico do Estado nos quatro anos da gestão de Camilo Capiberibe. Após escutar os cidadãos dos 16 municípios do Amapá, o plano será encaminhado para a apreciação dos deputados da Assembleia Legislativa.

Segundo o titular da Secretaria de Estado de Orçamento e Tesouro (Seplan), Juliano Del Castilo Silva, a caravana popular do PPA pretende diagnosticar os principais problemas do município, todos eles eleitos pelo povo de Mazagão, com o objetivo de construir as políticas públicas para os próximos quatro anos de governo. Entretanto, o secretário deixou claro que a priore não serão resolvidos todos os problemas da cidade, somente os mais urgentes, indicados pelo povo do município.

De acordo com o governador, o Amapá possui uma série de problemas em todas as áreas, mas com o esforço para não perder recursos federais e firmando parcerias com as prefeituras, é possível realizar o governo participativo e desenvolver o Estado.

“Estamos priorizando o que é necessidade para o cidadão, para investirmos com responsabilidade o dinheiro público. Só assim executaremos ações prioritárias no Mazagão e nas comunidades próximas a cidade. Assim construiremos um governo para o povo. É o povo tendo oportunidade de dizer o que quer. Isso que é realmente importante”, disse o governador.

Além do governador e sua equipe, participaram da solenidade a vice-governadora, Dora Nascimento, o prefeito da cidade, José Carlos Carvalho (Marmitão), a deputada Cristina Almeida, vereadores, representantes de associações de classe e sindicatos, agricultores e munícipes da cidade e das comunidades que compõem Mazagão.

Prioridades

Entre as principais reivindicações dos moradores do município estão tratamento de água, garantia do transporte agrícola para o escoamento da produção; uma ambulância para atender as comunidades; limpeza dos rios Ajuruxi e Ariramba; construção de escola; mecanização da mão de obra agrícola com trator de esteira; pavimentação da estrada que liga Mazagão ao Mazagão Velho; energia elétrica 24h para o município; estruturação dos postos de saúde.

Os habitantes também pediram a melhoria nos serviços de coleta de lixo; contratação de professores naturais de Mazagão; instalação de internet nas escolas do município; apoio da agricultura familiar; retomada da obra da fábrica de castanhas; construção de uma maternidade em Mazagão; aproveitamento da mão de obra local;

Os cidadãos também pediram a facilitação de acesso à recursos federais, por meio do Instituto do Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (Rurap), para que os produtores possam desenvolver suas atividades e capacitação técnica dos produtores.

Durante a plenária, a secretária de Estado da Educação, Mirian Corrêa, o secretário de Estado adjunto da Saúde, Regiclaúdio Silva, o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Reinaldo Picanço, o diretor do Rurap, Max Ataliba e o comandante geral da Polícia Militar do Amapá, coronel Pedro Paulo Rezende, esclareceram dúvidas da população e explicaram o que está sendo feito para resolver os problemas no município.

Reconhecimento do prefeito

Conforme o prefeito de Mazagão, o PPA proporcionará a melhoria da qualidade de vida do cidadão, não só da cidade que ele administra, mas de todo o Estado. José Carlos Carvalho também exaltou a atitude política e vontade de trabalhar do governador Camilo Capiberibe.

“Parabenizo o governador Camilo Capiberibe pela boa vontade, ousadia e coragem de trazer toda a sua equipe até o Mazagão, oportunizando que o nosso cidadão fale diretamente aos gestores do governo. Isso nunca foi feito antes. Coloco-me a disposição para ajudar no que for preciso para o sucesso do PPA”, destacou José Carlos Carvalho.

Gestão participativa

O governador afirmou que a escuta popular foi válida, pois a população listou as suas necessidades. Além das prioridades, ele também tomou conhecimento dos anseios dos cidadãos e as potencialidades do município. Segundo Camilo Capiberibe, essas informações nortearão as ações do governo estadual em Mazagão.

“Com essas escutas populares, colhemos informações sobre as demandas, o que a população do município espera da nossa gestão e quais potencialidades que a região possui. Com participação do cidadão, parceria com prefeitura, transparência e responsabilidade, poderemos fazer muito mais. Essa interação com o povo não acontecerá só em 2011, mas em todos os anos de nossa gestão”, finalizou o governador.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

No Response to "Povo de Mazagão lista prioridades durante PPA"

Postar um comentário