Seguidores

quarta-feira, maio 25, 2011

Governador visita obra da Hidrelétrica de Ferreira Gomes

0

foto: Márcia do Carmo

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, visitou, nesta terça-feira, 24, o canteiro de obras da Hidrelétrica de Ferreira Gomes, localizada no município homônimo. O objetivo da ação foi inspecionar os serviços e conhecer as atividades do Grupo Alupar, que é subsidiário da empresa Ferreira Gomes Energia, que é responsável pela construção da usina. Cerca de 200 pessoas trabalham na edificação da barragem

O governador conheceu o local acompanhado pelos prefeitos de Ferreira Gomes, Valdo Isackson e de Porto Grande, Antônio Bessa, e os secretários de Estado da Receita Estadual, Cláudio Pinho, do Planejamento, Juliano Del Castilo Silva, do Transporte, Sérgio La-Roque, Segurança, Marcos Roberto e do chefe do Gabinete Civil, Kelson Vaz. Eles foram recebidos pelo presidente do Grupo Alupar, Paulo Godoy.

De acordo com a empresa responsável pela Hidrelétrica, as análises da água do Rio Araguari, feitas em laboratório, comprovam a qualidade do produto, atendendo às exigências da Agência Nacional da Água (ANA).

Para Camilo Capiberibe, a Hidrelétrica, com capacidade para atender uma cidade de até 700 mil habitantes, é fundamental para o desenvolvimento do Amapá, já que ela produzirá 252 MWh de energia elétrica. Depois de concluída, com a previsão para 2015, a usina oportunizará a instalação de indústrias no Estado.

“Um dos principais gargalos do nosso estado hoje é a Energia Elétrica. Essa barragem vai produzir a quantidade de Energia para que as empresas se instalem no Amapá, pois as indústrias não virão para cá enquanto não poderem funcionar por conta dessa deficiência. Estamos conversando com a empresa responsável para minimizar os impactos que essa obra causará”, explicou o governador.

O prefeito de Ferreira Gomes afirmou que, com a ajuda do Governo, foi montado um Fórum de discussão com profissionais da área ambiental para resolver possíveis casos de impacto ambiental.

“Um empreendimento deste porte trará o desenvolvimento para o nosso povo. Tomaremos todas as medidas necessárias para que nossos cidadãos não sofram conseqüências de impactos ambientais, se eles ocorrerem”, afirmou Valdo Isackson
Capacitação.

O prefeito de Porto Grande disse que, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), cadastrarão os moradores dos dois municípios para cursos de capacitação para as áreas profissionais que a usina precisará. Conforme Antônio Bessa, a Hidrelétrica abrirá vagas para cinco mil novos empregos.

“Formalizaremos um Termo de Cooperação com o Governo, por meio da Sete, para capacitar os munícipes de Ferreira Gomes e Porto Grande para trabalharem na Hidrelétrica. Queremos que nossos habitantes ocupem o máximo das vagas de emprego que a Usina oportunizará”, Antônio Bessa.

Plano Básico Ambiental

O Governo do Amapá trabalhará em parceria com as prefeituras de Ferreira Gomes, Porto Grande e com a Ferreira Gomes Energia para implantar o Plano Básico Ambiental. A ação consiste em 36 programas socioambientais que abrangerão reforço à Saúde, Educação e Segurança nos referidos municípios.

A medida também apoiará a qualificação de mão de obra entre os habitantes das duas cidades, incentivo ao Turismo, projetos esportivos e culturais.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

No Response to "Governador visita obra da Hidrelétrica de Ferreira Gomes"

Postar um comentário