Seguidores

terça-feira, maio 17, 2011

Governador inaugura nova sede da Setec

0
Foto: Antônio Sena.

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, inaugurou, nesta terça-feira, 17, as novas instalações da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec). A nova sede do órgão fica localizada na avenida Cora de Carvalho, nº 1812, centro de Macapá.

A medida supriu a necessidade dos servidores da Setec, que precisam de um espaço maior para desenvolver suas atividades, como pesquisas, ações estratégica, gestão da tecnologia e inovação.

Conforme o titular da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, Cláudio Carvalho, o antigo prédio do órgão não oferecia a estrutura necessária para as atividades da Secretaria. \"Depois de oito anos de descaso, a Ciência volta a ser levada a sério no Amapá\", afirmou o secretário.

Na ocasião, o governador também prestigiou o lançamento do novo site da Setec, no endereço eletrônico: www.setec.ap.gov.br. A página, que será uma ferramenta de pesquisa sobre Ciência e Tecnologia, contem informações sobre convocação de notícias, pesquisas, projetos científicos, publicações, entre outras ações da Secretaria.

"Precisamos dar condições para a construção do conhecimento, ciência e tecnologia. Além de incentivar, pretendemos fazer concurso público para a Ueap e apoiar a inovação. Daremos apoio para que se construa o conhecimento e a tecnologia, este é um compromisso nosso\", pontuou Camilo Capiberibe.

Inclusão na Ripap

Durante o evento, o governador assinou o Decreto que incluiu a Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Laboratório Central do Amapá (Lacen/AP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fundação Tumucumaque) na Rede Integrada de Pesquisa do Amapá (Ripap).

Na solenidade, Camilo Capiberibe também homologou o termo de uso compartilhado de laboratórios entre os membros da Ripap e fez a entrega de livros técnicos, que serão distribuídos em várias comunidades do Estado e aos escritórios do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).

A Ripap, constituída pela Ueap, Lacen, Fundação Tumucumaque, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A Rede tem a missão de ampliar a capacidade científica do Amapá, por meio de ações conjuntas das instituições que a compõem e é gerida pela Setec. Com a integração da Ueap, Lacen e Fundação Tumucumaque, a Ripap fica mais forte para o desenvolvimento de suas atividades.

O governador aproveitou a oportunidade e visitou as novas instalações da Fundação Tumucumaque, localizada na avenida Padre Júlio Maria Lombard, nº 1614, sala 02.  

Foto: Antônio Sena.


Incentivo à Pesquisa

No evento, a Setec lançou três editais de incentivo a Ciência e Tecnologia. Edital Prêmio Dissertação, que premiará as melhores dissertações de mestrado, no período de 2008/2011.

Edital Bolsa técnico profissionalizante, que visa conceder bolsas para alunos de ensino técnico-profissionalizante e auxílio para professores-orientadores das unidades públicas no Estado

Edital Custeio Tese, que custeará Teses de Mestrado e Doutorado que sejam realizados no Estado do Amapá.

"Estamos investindo em Ciência e em conhecimento. Trabalharemos para aumentar, em 2012, o orçamento dos órgãos governamentais que promovem a construção do conhecimento no Amapá\", finalizou o governador.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

No Response to "Governador inaugura nova sede da Setec"

Postar um comentário