Seguidores

segunda-feira, maio 30, 2011

"Nós Vamos Invadir Sua Praia"- Andréa Ascenção

0

Entre as primeiras músicas que me lembro de tentar cantar quando criança estão “Nós Vamos Invadir Sua Praia”, “Inútil”, “Marylou” e “Independente Futebol Clube”. Todas essas faixas estão contidas na estreia dos paulistas do Ultraje a Rigor em 1985. Lá pelos 6, 7 anos eu ficava ali enchendo o saco das minhas irmãs mais velhas enquanto elas desvendavam o rock nacional junto com a sua turma de amigos. Diversão garantida para um pentelho de plantão.

O Ultraje comandado pela mão forte de Roger Moreira teve uma grande influência em toda a constituição do rock nacional dos anos 80 e, por conseguinte (ainda que em menor escala) do que se formatou depois. Com um disco inicial que não pode ganhar outra alcunha senão matador, o Ultraje vendeu muito e com a sua verve bem humorada e crítica cravou algumas pequenas pérolas da história do rock brazuca. Faltava alguém contar essa história para os mais novos.

A jornalista Andréa Ascenção (ela mesmo uma jovem nascida em 1986) resolveu contar a história da banda e o resultado é o livro “Nós Vamos Invadir Sua Praia” que tem 352 páginas e ganha lançamento esse ano pela Editora Belas-Letras. Para tanto, Andréa mergulhou na literatura disponível sobre o movimento da época, assim como em reportagens de jornais. O extenso trabalho contou com entrevistas, idas a shows e fuçadas em curiosidades e novidades.

O projeto gráfico do livro elaborado por Celso Orlandin Jr. é muito bem realizado. Colorido ao extremo e com diversas fotos espelha bem a imagem divertida que a banda sempre passou (por mais que às vezes pareça meio revista “Capricho”). Mostra também a capa dos discos, as músicas que fazem parte e espalha as letras no final da obra. Como a carreira do Ultraje nunca foi fértil em discos, essas inclusões acabam ajudando mais do que atrapalhando no final.

Mesmo com os pontos bacanas que o livro traz, nem tudo é só alegria. A condução do texto incomoda em algumas passagens pela quebra de ritmo e a inclusão de muitas vírgulas, o que prejudica a agilidade em que o texto funcionaria melhor. Algumas páginas também poderiam ser suprimidas, pois trazem informações pouco relevantes como a narrativa de um programa de perguntas e respostas na MTV. Por mais que a intenção seja boa, não consegue dizer para que veio.

Os pequenos detalhes negativos, no entanto, não diminuem muita coisa em “Nós Vamos Invadir Sua Praia”. Com a participação ilustre de Kid Vinil e Lobão, Andréa Ascenção passeia bem por todas as formações do grupo e expõe, ainda que em segundo plano, um perfil do líder e fundador Roger Moreira que guiou a carreira da banda acreditando nas suas concepções e sem abrir muita margem para aquilo que não gostava, o que convenhamos é coisa bem rara de se ver.

No Response to ""Nós Vamos Invadir Sua Praia"- Andréa Ascenção"

Postar um comentário