Seguidores

terça-feira, outubro 07, 2014

Corda usada no Círio de Nazaré terá 150 metros de extensão, em Macapá

0
Por Paula Monteiro, do Portal Amazônia

Centenas de fiéis participam do Círio de Nazaré para agradecer as bençãos alcançadas e pedir intervenções divinas por meio da padroeira da Amazônia, na capital. Uma das cenas que mais chama a atenção, é a dos devotos que disputam um espaço na corda que envolve a berlinda, onde segue a imagem da santa católica pelas ruas e avenidas da cidade. Neste ano, a procissão contará com uma corda feita de sisal com 150 metros de extensão e duas polegadas de espessura. O objeto foi entregue à Catedral de São José, nesta segunda-feira (6).

A corda é um dos principais símbolos da fé em Nossa Senhora de Nazaré. Bastante “concorrida”, os devotos se aglomeram para alcançá-la e seguir a procissão segurando o objeto a fim de pagar promessas. Mas, o seu uso surgiu com o propósito de ajudar a puxar a berlinda na época em que as ruas não eram asfaltadas e, por isso, dificultavam o transporte da santa. “Há 200 anos, a corda ajudava a fazer a procissão fluir, especialmente, quando chovia. Só depois que virou símbolo de pagamento de promessas”, contou o padre Fábio Pereira, coordenador do Círio 2014.

Assim como no ano passado, a corda usada no Círio de Nazaré foi doada pelo empresário Kleber Campos, de 40 nos. Ele ofereceu o objeto devido à devoção pela santa e a vontade de colaborar com a realização do evento. Campos também cederá a balsa que vai transportar a santa durante o círio fluvial, no rio Amazonas. “Tenho enorme satisfação em ajudar no círio. Essa corda foi fabricada em São Paulo, no mesmo lugar onde é feita a corda utilizada no evento religioso de Belém”, disse. Antigamente, a corda usada na procissão era feita de nylon.

Em 2013, cerca de 2 mil pessoas acompanham a romaria na corda. De um, lado ficam as mulheres e do lado oposto, em paralelo, ficam os homens. Ao final da procissão, quando a imagem da santa for colocada no altar da  Igreja de São José de Macapá, no Centro da cidade, os devotos vão poder levar para a casa um pedaço da corda, que será distribuída pela organização do círio.

No Response to "Corda usada no Círio de Nazaré terá 150 metros de extensão, em Macapá"

Postar um comentário