Seguidores

sexta-feira, outubro 03, 2014

Love Will Tear Us Apart (por @AndrEverEnding)

0
Por André Mont'Alverne 

"Love Will Tear Us Apart" é uma canção que foi escrita pelo cantor e compositor Ian Curtis. Gravada em 1979 nos estúdios da BBC, essa música foi o último single gravado pelo grupo de pós-punk inglês Joy Division, uma das bandas mais intensas que já existiram na face da Terra. Nessa canção, Ian Curtis não foi simplesmente tocado pelas mãos Deus quando a compôs, ele segurou forte nas mãos Dele.

“Love Will Tear Us Apart” foi lançada nos ouvidos do mundo em 1980 e se tornou, quase que instantaneamente, a canção de uma geração. Ian Curtis não chegou a presenciar o sucesso que faria a música que compôs. Ele seguiria aquela velha e trágica máxima do rock: “viva rápido e morra jovem”. Ian se enforcou na cozinha de sua casa, prestes a completar 24 anos, quando o Joy Division havia lançado somente um disco, "Unknown Pleasures" (1979), mas já tinha gravado o segundo álbum "Closer" (1980). Este saiu um mês após a morte de Ian Curtis.

A melancolia e a depressão, ao longo do tempo, se tornaram temas perfeitos para fazer rock, e esses sentimentos são tão evidentes na música "Love Will Tear Us Apart", que nem precisa saber a letra da musica pra senti-los. Essa canção resume, em pouco mais de três minutos, o que era o Joy Division: pesado, sombrio e ao mesmo tempo dançante. A sonoridade inovadora conduzida pelo contrabaixo inconfundível de Peter Hook, e a presença de um sintetizador (que seria uma das marcas do New Order no futuro), dão a "Love Will Tear Us Apart", uma atmosfera épica em sua melodia.

A letra da canção, que foi considerada pela revista NME, como o melhor single da história, é baseada no casamento frustrado que Ian tinha com a sua esposa, Deborah Curtis. É uma manifestação poética e angustiante da insatisfação, que reflete um descontrole desesperador causado pelas paixões que chegam ao seu (inevitável) final. A contradição do amor (que nunca havia rimado tanto com "DOR") que Ian descreve em seus versos como um sentimento que separa e afasta as pessoas, faz com que sua poesia seja facilmente comparada a de grandes mestres da literatura e ícones do rock, como Jim Morrison.

Ian Curtis, morreu jovem. Mesmo assim, conseguiu deixar um legado incontestável na história do rock. Influenciou movimentos como o post-punk e o gótico e muitas bandas surgiram logo após assistirem suas performances viscerais, desde o New Order (a banda que surgiu das cinzas do Joy Division), U2 e uma infinidade de grupos da década de 80. No Brasil, a Legião Urbana certamente não seria nada, se Renato Russo (que imitava as danças frenéticas de Ian nos palcos) não tivesse bebido dessa fonte melancólica e depressiva de Ian.

Hoje, bandas como Arcade Fire, Editors, Interpol, Elefant, She Wants Revenge e The National levam seu legado adiante. Muitos documentários e dois filmes (com pontos de vista diferentes) já foram feitos retratando a vida e morte de Ian Curtis e merecem ser vistos por todos os amantes do bom som: ‘Control’, de Anton Corbijn, e ‘24 Hour Party People (A Festa Nunca Termina)’, de Michael Winterbottom.

Existem vários artistas que tocam e tocaram "Love Will Tear Us Apart". Desde U2 até The Cure. Mas eu prefiro ouvir e ver os próprios. Esse vídeo é simplesmente magnífico e emblemático. Aumente o volume porque com o Joy Division, isso é uma obrigação: 


Love Will Tear Us Apart - O amor vai nos despedaçar, de novo

And there's taste in my mouth
As desperation takes hold
Fique com o gosto da minha boca
Enquanto o desespero toma conta

Just that something so good
Just can't function no more?
Será que pode uma coisa tão boa
Simplesmente não funcionar mais?

But love, love will tear us apart, again
Love, love will tear us apart, again
Mas o amor, o amor vai nos despedaçar, de novo
O amor vai nos despedaçar, de novo.

When routine bites hard
And ambitions are low
Quando a rotina bate pesado
E as ambições são pequenas

And resentment rides high
But emotions won't grow
E o ressentimento voa alto
Embora as emoções não cresçam

And we're changing our ways
Taking different roads
e vamos mudando nossos caminhos
Pegando estradas diferentes

Then love, love will tear us apart, again
Love, love will tear us apart, again
Então o amor, o amor vai nos despedaçar, de novo
O amor vai nos despedaçar, de novo

Why is the bedroom so cold?
You've turned away on your side
Por que esse quarto está tão frio?
De costas, do seu lado

Is my timing that flawed?
Our respect runs so dry?
Foi o meu tempo que estragou?
Nosso respeito murchou tanto?

Yet there's still this appeal
That we've kept through our lives?
Mas ainda há esta atração
Que mantivemos ao longo de nossas vidas?

But love, love will tear us apart, again
Love, love will tear us apart, again
Mas o amor, o amor vai nos despedaçar de novo
O amor vai nos despedaçar de novo

You cry out in your sleep
All my failings exposed
Você chora durante o sono
Todos os meus fracassos expostos

No Response to "Love Will Tear Us Apart (por @AndrEverEnding)"

Postar um comentário