Seguidores

quinta-feira, maio 16, 2013

Município de Macapá capacita enfermeiros para testagem rápida de HIV e Sífilis em gestantes

0

Com objetivo de qualificar a assistência ao pré-natal, realizado na Atenção Básica do Município de Macapá, trinta enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde participam de uma capacitação pra testagem rápida de HIV e Sífilis, até amanhã, 17. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde, que tem como finalidade  reduzir o número de óbitos de mulheres e crianças no país.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pretende capacitar todos os enfermeiros da rede e implantar o exame para gestantes em todas as Unidades Básicas de Saúde de Macapá, com o objetivo de reduzir as taxas de transmissão vertical do HIV e a eliminação da sífilis congênita.

Com a implantação do teste rápido, toda gestante que procurar a Rede Municipal será encaminhada para realizar o exame de HIV e Sífilis logo na primeira consulta do pré-natal. Com isso, as doenças serão detectadas a tempo de iniciar o tratamento e evitar a transmissão para o filho, durante a gravidez ou na hora do parto.

“Com esta capacitação vamos atender as políticas de saúde da mulher no âmbito da Rede Cegonha, oferecendo o teste na primeira consulta do pré-natal. Com o diagnóstico precoce da doença e com o início do tratamento as chances de evitar a transmissão vertical do HIV e da Sífilis são maiores. Por isso é importante estarmos realizando esta capacitação para implantar a testagem o quanto antes nas unidades”, informou a coordenadora de saúde da mulher, Vilma Brito.

A Semsa estima que a testagem direcionada à gestante deva ser implantada no decorrer deste mês, a princípio nas unidades onde existem profissionais capacitados e, posteriormente, nas demais unidades, assim que os profissionais forem capacitados.

Janine cruz - Asscom/Semsa
Contato: 8124-1001 / 9142-2266
-- 
Asscom Prefeitura Municipal de Macapá
Contato: (96) 9154 8850

No Response to "Município de Macapá capacita enfermeiros para testagem rápida de HIV e Sífilis em gestantes"

Postar um comentário