Seguidores

quarta-feira, agosto 21, 2013

Núcleo Permanente de Conciliação será criado no sistema Tucujuris

0

A coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Resolução de Conflitos e os técnicos da Secretaria de Gestão Processual Eletrônica e do Departamento de Sistemas do Tribunal de Justiça do Amapá começaram a discutir a criação da configuração do Núcleo de Conciliação no sistema processual eletrônico da Justiça estadual – Tucujuris.

A personalização vai dar visibilidade às informações processuais afetas à conciliação, não apenas da Central de Conciliação de Macapá, mas, também das centrais que serão instaladas nos Juizados Especiais (Virtual, Sul, Norte e UNIFAP) e nas Comarcas interioranas.

importância da nova funcionalidade da ferramenta no Sistema Tucujuris  permitirá que o Núcleo acompanhe o andamento dos trabalhos em cada Central de Conciliação, por meio de mapas estatísticos. Tais estudos irão possibilitar medir o nível da qualidade e da eficiência que os conflitos, com o recurso da conciliação, estão sendo resolvidos em todo o Estado, a fim de promover estudos para direcionamento de políticas públicas em conciliação, finalidade maior do núcleo.

Outro fator de relevância está na rapidez com que os relatórios serão gerados. A velocidade, como fator imperioso para tomada de decisões, vai dar condições ao Núcleo Permanente de Conciliação de elaborar estudos para implementação de políticas, tanto de capacitação e formação de conciliadores e aos profissionais do direito; implementação da conciliação pré-processual, como também servirá de base de orientação ao cidadão, que entenderá os benefícios do quanto conciliar é um bom negócio.

O encontro envolveu as juízas Sueli Pini – presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Stella Simonne Ramos – coordenadora da Central de Conciliação, e os servidores Josemir Mendes – Diretor da SGPE, Luiz Henrique Paranhos - Diretor da Divisão de Sistemas Judiciários, e técnicos do Núcleo. A iniciativa atende orientação do Conselho Nacional de Justiça.

Texto: Edson Carvalho
Foto: Adson Rodrigues

No Response to " Núcleo Permanente de Conciliação será criado no sistema Tucujuris"

Postar um comentário