Seguidores

terça-feira, setembro 23, 2014

Equinócio da Primavera no Amapá terá programação cultural e educativa

0
Por Fabiana Figueiredo, do G1 Amapá

Um dos principais pontos turísticos do Amapá, o monumento Marco Zero do Equador, está sendo preparado para o Equinócio da Primavera, previsto para acontecer de 20 a 23 de setembro, em Macapá. Na edição 2014 do evento, haverá competição de jeeps, apresentações culturais, informações sobre o espaço e objetos celestes, experimentos científicos e visita ao 'planetário'.

O fenômeno do equinócio é o alinhamento do sol com a linha imaginária do equador, que divide os hemisférios Norte e Sul do planeta. Ele pode ser visto através do obelisco do monumento em Macapá. Durante o equinócio, o dia e a noite têm a mesma duração. O evento acontece duas vezes ao ano no Amapá, em março e em setembro, e atrai centenas de turistas para o estado.

No dia 20, a programação do Equinócio da Primavera começa com o 6º Fest Jeep, o maior evento da área no estado, organizado pelo Jeep Clube de Macapá. Os organizadores esperam participação de jipeiros de Belém, Suriname e Guiana Francesa. A competição vai acontecer até 21 de setembro, e vai contar com apresentações de música regional e exposição de jeeps, motos e carros antigos.

Acadêmicos dos cursos de física e geografia da Universidade Federal do Amapá (Unifap) elaboraram painéis que serão expostos no salão de eventos do Marco Zero. Eles vão explicar como acontece o fenômeno do equinócio e também vão mostrar curiosidades sobre o espaço e os planetas, além de realizarem experimentos científicos.

De acordo com a coordenadora da programação do equinócio, Alciane Pacheco, da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o fenômeno está marcado para acontecer durante a madrugada, às 2h29. Ele poderá ser visto também ao amanhecer.

"Estamos preparando uma programação que começa às 8h. Apesar de iniciar às 2h29, a visualização começa desde o nascer do sol porque o fenômeno acontece até 30 dias depois", explicou Alciane.

Para o dia do fenômeno estão sendo preparados queima de fogos e apresentações com grupos de manifestação cultural do Amapá, como o marabaixo. No dia 23 de setembro, os visitantes vão poder conhecer o Planetário Móvel Maywaka.

No Response to "Equinócio da Primavera no Amapá terá programação cultural e educativa"

Postar um comentário