Seguidores

terça-feira, agosto 13, 2013

Graham Cia. de Dança parte para a segunda etapa da turnê Amazônia das Artes, em mais cinco cidades

0

A amapaense Graham Cia. de Dança está de malas prontas rumo à segunda etapa da turnê pela Amazônia Legal no projeto Amazônia das Artes. Com o espetáculo Divertissement, em maio deste ano o grupo se apresentou e encantou públicos das cidades de Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Palmas (TO). Agora, a partir do dia 15 de agosto, os destinos serão: Belém (PA), São Luis (MA), Teresina (PI), Cuiabá (MT) e Macapá (AP). O circuito encerra em Macapá, no dia 27 de agosto.

Graham Cia de Dança é a primeira representante amapaense de dança no Projeto Amazônia das Artes, promovido pelo Sesc, em seus 10 anos de existência. A concorrência se dá por meio de edital, e foi com a proposta de resgatar as brincadeiras lúdicas dos anos 70,80 e 90, integradas ao balé contemporâneo, que o Divertissement desbancou dezenas de propostas de outros estados da Amazônia.

Nos palcos por onde passou, o encantamento foi geral. Pequenos e grandes se entusiasmaram com a beleza, colorido e mensagem do Divertissement. A cada final de apresentação, a criançada fazia questão interagir com as bailarinas da montagem, brincando de corda, elásticos, bonecas de pano, tamancos de latas.

“Foi maravilhoso ver a força que a dança tem em mexer com as impressões das pessoas. Os pais nos parabenizam pela história infantil, de trazer à tona brincadeiras perdidas no tempo, hoje substituídas por tantos instrumentos eletrônicos. Por outro lado, as crianças deixaram os tablets de lado e descobriram uma nova forma de brincar e suar, sem custos e muito saudável. Nós estamos nas nuvens, pois é um reconhecimento de todo o processo de trabalho que tivemos até aqui. A aprovação do público é tudo”, fala emocionada Cleide Façanha, fundadora e coreógrafa da Companhia.


O “Divertissement” incrementa ao balé contemporâneo o resgate às brincadeiras de pula-corda, amarelinha, brincadeiras de roda, elástico, bate-mão, solta pipa, bonecas de pano, dança da cadeira, bole-bole, peteca, cama de gato, pira esconde. Faz lembrar com saudosismo a época em que as ruas e calçadas se enchiam de criança e viravam uma festa, onde a ordem era se divertir, brincar com o próprio erro, superar limites, dividir, trocar, suar. Tudo bem distante dos incríveis aparelhos eletrônicos da atualidade.

Além de Cleide Façanha (direção artística, produção, roteiro e coreografia), compõem o espetáculo as bailarinas Jéssica Pontes, Alícia Cunha, Anne Lorena, Helaine Quaresma e Larissa Costa. A trilha sonora tem a marca do experiente e premiado músico amapaense Paulo Bastos, com sonorização do produtor Paulo Alfaia e iluminação do renomado Eloy Pessoa.

As apresentações nesta segunda etapa do Amazônia das Artes:

15.08.13 – Apresentação em Belém
17.08.13 – Apresentação em São Luis
19.08.13 – Apresentação em Teresina
21.8.13 – Apresentação em Cuiabá
27.08.13 – Apresentação em Macapá

Rita Torrinha – Jornalista Cultural/Assessoria de Imprensa Gram Cia. de Dança
Contato: 8112-6468
Fotos: Marcelo Seixas

No Response to "Graham Cia. de Dança parte para a segunda etapa da turnê Amazônia das Artes, em mais cinco cidades"

Postar um comentário