Seguidores

terça-feira, agosto 13, 2013

O vendedor de mingau (crônica de Ronaldo Rodrigues)

0

–Mingaaaaaaaaaaauuu quieeeeeeeeeeeeeeente!

Havia quem dizia que seu Alfredo não morava em lugar nenhum.
Era um ser encantado que saía à noite com seu carrinho de mão. A garotada fazia a festa. As rodas do carro de mão rangiam sob o peso dos três panelões cheios do delicioso mingau de milho.

A voz de seu Alfredo enchia de poesia aquela rua suburbana, dentro da madrugada:
– Mingaaaaaaaaaaauuu quieeeeeeeeeeeeeeente!

– O senhor não tem medo de assalto, seu Alfredo?

Ele dizia que, por causa do seu grito, os anjos da guarda ficavam acordados e o protegiam.

– Até apareceu um ladrão uma noite dessas aí. Mas eu dei um pouquinho de mingau e ele desistiu de me roubar. Ficou meu freguês, não deixa ninguém mexer comigo e ainda livra a cara de todo vendedor ambulante, só por minha causa.

Seu Alfredo enchia a cuia. Para muitas pessoas, aquele mingau era o jantar, a ceia, o lanche da madrugada. Aquele subúrbio era lugar de gente muito pobre. Minha família não era a mais pobre entre elas e meu pai podia até bancar mingau para uns vizinhos que tinham menos que nós.

Íamos para a cama assim que terminávamos o mingau. E enfrentando o frio da madrugada, lá ia a voz de seu Alfredo, já por dentro dos nossos sonhos:
–Mingaaaaaaaaaaauuu quieeeeeeeeeeeeeeente!

Ronaldo Rodrigues

No Response to "O vendedor de mingau (crônica de Ronaldo Rodrigues)"

Postar um comentário