Seguidores

quinta-feira, setembro 04, 2014

Palco Giratório apresenta o espetáculo ‘Viúva, Porém Honesta’

0
Por Fernanda Picanço


Nos dias 4 e 5 de setembro o Serviço Social do Comércio, realiza a terceira etapa do Palco Giratório. Nesta edição serão realizados: uma oficina de dramaturgia e o espetáculo “Viúva Porém Honesta”.

Oficina

A oficina que traz o tema: Dramaturgia em jogo ou o que fazemos na sala de ensaios, acontece no dia 4, das 9h às 13h, no Teatro Porão, localizado no Sesc Araxá. A ação formativa será ministrada pelo grupo teatral Magiluth, com metodologia aplicada para atores de teatro e estudantes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no setor de cultura, localizado na sede da instituição, com disponibilidade para 25 vagas.

Espetáculo Teatral

No dia 5 de setembro, a programação continua com o Espetáculo: “Viúva, Porém Honesta” que acontece às 21h no Teatro das Bacabeiras, com classificação de 16 anos. Os ingressos serão comercializados no valor de R$5 (meia) e R$ 10 (inteira).

Viúva, Porém Honesta é o sexto trabalho do Grupo Magiluth, coletivo teatral que desenvolve pesquisa continuada de linguagem desde 2004 em Recife. Apontado pela crítica especializada como um dos principais jovens grupos do país, o Magiluth investe na obra do dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues para homenageá-lo no ano de seu centenário.

A peça teatral de Nelson Rodrigues foi encenada pela primeira vez em 1957. A peça adere ao espírito “faz de conta” da farsa, não possuindo grandes preocupações com o realismo, e com seus personagens chegando a fazer alguns comentários técnicos, lembrando sempre ao espectador que o que ele está vendo é apenas uma “mentira”. O autor propõe, assim, uma nova maneira de se brincar com o tempo numa peça cheia de voltas ao passado e reviravoltas.

O Grupo aposta no despojamento de cena, onde a precariedade dos elementos impulsiona os atores ao jogo teatral. Todos os personagens são revezados pelos cinco atores que executam a montagem que fica a cargo do diretor Pedro Vilela. A investigação cênica proposta pelo grupo investe na constatação do quanto o dramaturgo pernambucano ainda nos é contemporâneo, seja na abordagem dos temas expostos, seja nos recursos dramatúrgicos utilizados.

Fazem parte do elenco: Giordano Castro, Pedro Wagner, Lucas Torres, Mario Sergio Cabral, Erivaldo Oliveira, Com Apoio Dos Técnicos: Thiago Liberdade E Pedro Vilela ( trilha sonora)

Viúva, Porém Honesta


A história se passa quando o Dr. J.B. de Albuquerque Guimarães, diretor do jornal “A Marreta”, um dos jornais mais influentes do país, não consegue convencer sua filha única, Ivonete, a deixar de velar seu marido morto. Estando a filha irredutível e desejosa de permanecer enviuvada, o Dr. J.B. contrata uma ex-prostituta, um psicanalista e um otorrinolaringologista (todos charlatões) para dissuadi-la da ideia e voltar a querer se casar. 

O marido falecido de Ivonete é um ex-fugitivo da Febem e homessexual chamado Dorothy Dalton que caiu nas graças da menina quando o Dr. J.B. a mandou escolher um marido na redação do jornal para justificar uma gravidez indesejada, que fora detectada pelo médico da família, o Dr. Lambreta, velho esclerosado e maluco (mais tarde se descobre que a tal gravidez era falsa e inventada pela mente insana do médico). 

Como Dorothy Dalton morreu atropelado por uma carrocinha de picolé Chicabom e como nenhum dos contratados achou uma solução para o caso, o jeito foi ressuscitar o morto para que Ivonete deixasse de ser viúva. O trabalho fica por conta do Diabo da Fonseca que através de um passe de mágica reavivando o defunto e livrando a menina de tal viuvez indesejada, recebe como prêmio Ivonete.

Serviço
Assessoria de Comunicação e Marketing
Email: ascom@sescamapa.com.br
Fone: (96)3241-4440 (Ramal 235) / (96)9112-1145
Site: www.sescamapa.com.br
Facebook: Sesc Amapá
(28/8/14)

No Response to "Palco Giratório apresenta o espetáculo ‘Viúva, Porém Honesta’"

Postar um comentário