Seguidores

quarta-feira, setembro 17, 2014

Fotografias das 'Tias do Marabaixo' serão expostas em shopping no AP

0
Por Fabiana Figueiredo, do G1 Amapá

Fotografias que retratam quatro mulheres negras amapaenses e o envolvimento delas com o marabaixo - manifestação cultural característica do Amapá - serão expostas em um shopping na Zona Sul de Macapá. A mostra "Tias do Marabaixo" reúne 18 imagens que registram a participação delas na dança, na música e no ritual da tradicional festa. A exposição gratuita inicia no dia 15 de setembro, às 19h, e segue até o dia 30 do mesmo mês.

As obras fazem parte de um projeto que leva o mesmo nome da exposição e inclui curtas-metragens, camisas e livros com fotos e relatos.

O jornalista gaúcho que mora no Amapá, Fabio Gomes, de 43 anos, é o organizador do projeto, que conta ainda com um documentário sobre o marabaixo, previsto para ser lançado em 2015.

"O projeto tem como foco a preservação da memória do marabaixo através dessas 'tias' reconhecidas pelas comunidades como 'histórias vivas' dessa cultura. Além de mostrar também o que é esse costume para expectadores do país e até do mundo", explicou Gomes.

As fotografias foram registradas durante as gravações do documentário, feitas em maio e junho de 2014, período do Ciclo do Marabaixo, quando acontecem as festas tradicionais denominadas de 'rodas do marabaixo'. As personagens do documentário são a 'Tia' Chiquinha, de 94 anos, a 'Tia' Zefa, de 98 anos, Natalina, de 82 anos, e 'Tia' Biló, de 87 anos. Elas são moradoras de locais considerados "berços" da manifestação cultural.

A exposição já foi apresentada na Biblioteca Gertrudes Saturnino, que fica na Associação Cultural Berço do Marabaixo, e na Escola Estadual Oneide Pinto Lima, no bairro Boné Azul.

O marabaixo é uma festa típica do Amapá, que surgiu quando os negros da África vieram morar no estado e procuravam uma diversão apesar de estarem aprisionados nos barcos portugueses durante toda a viagem. Ele tem como elementos a dança, os "ladrões", que são as músicas entoadas através das "caixas", instrumentos de percussão que dão ritmo às apresentações, a tradição religiosa e a "gengibirra", bebida que mistura cachaça e suco de gengibre.

Serviço: 

Exposição 'As Tias do Marabaixo'
Dia: de 15 a 30 de setembro
Hora: das 10 às 22h
Local: Amapá Garden Shopping (Rodovia JK)

No Response to "Fotografias das 'Tias do Marabaixo' serão expostas em shopping no AP"

Postar um comentário