Seguidores

sábado, setembro 13, 2014

13 de setembro

0
                                         
João Espíndola, meu avô, um dos pioneiros do antigo Teritório Federal do Amapá.

Hoje, 13 de setembro comemoramos a criação do antigo “Território Federal do Amapá”. Eu amo o Amapá, sou natural daqui, minha família é pioneira e tals. Meu saudoso avô, João Espíndola Tavares, foi um dos grandes homens do antigo Território e do Estado do Amapá, tenho orgulho disso. Tive diversas oportunidades de ir embora para Belém (PA) e uma para Manaus (AM), mas gosto é daqui.

De acordo com a história: “O Território Federal do Amapá era o território federal equivalente ao atual estado do Amapá. Graças à brilhante defesa da diplomacia do Barão do Rio Branco, a Comissão de Arbitragem em Genebra, na Suíça, concedeu a posse do território disputado ao Brasil (1 de maio de 1900), incorporado ao Estado do Pará com o nome de Araguari.

Em plena Segunda Guerra Mundial, visando a fatores estratégicos e de desenvolvimento econômico, a região foi desmembrada do estado do Pará pelo Decreto-lei n° 5.812, de 13 de setembro de 1943, constituindo o Território Federal do Amapá.

A descoberta de ricas jazidas de manganês na Serra do Navio, em 1945, revolucionou a economia local.

Com a promulgação da Constituição brasileira de 1988, a 5 de Outubro, o Amapá foi elevado à categoria de Estado”.

Viva o Amapá!

No Response to "13 de setembro"

Postar um comentário